37 ANOS DE LUTA. VAMOS COMEMORAR!
Fundada no dia 9 de fevereiro de 1985, a Associação Comunitária de Imbé-Braço Morto tem muitos motivos para comemorar. Sua história é uma sequência de vitórias em defesa da qualidade de vida de moradores e veranistas.
Mas à medida que os anos passam, os desafios se tornam mais difíceis: um edifício de 15 andares, construído sem que ao menos haja um rede de esgoto cloacal no município, está sendo ocupado, numa afronta à Justiça; uma nova ponte, para substituir a atual, deverá ser construída junto à foz do rio Tramandaí, apesar das advertência dos especialistas sobre os impactos na atividade pesqueira e do fim dos botos.
Por último, mas não menos importante, é a luta para preservar o rio Tramandaí, em constante degradação da qualidade de suas águas.A bacia de hidrográfica do rio Tramandaí abastece 18 municípios e a Associação representa as associações comunitárias desses municípios no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Se a água se tornar imprópria para o consumo, teremos que buscar água subterrânea de aquífero, com custo elevado e quantidade limitada.
Mais do que nunca as comunidades desses municípios têm que se unir para que evitar que a única reserva de água potável continue sendo contaminada pelo esgoto das cidades e os agrotóxicos das lavouras.
Comentários
Postar um comentário