IMBÉ, PARAÍSO DOS PÁSSAROS


Arno Carrard (texto e foto)


Jardins bem cuidados, muita arborização e gramados, IMBÉ nasceu sob o signo de um pequeno paraíso, com suas construções horizontais e unifamiliares, arquitetura rara, lagos encantadores e ausência de poluição controlada por fossas septicas. Tem uma das maiores diversidades de pássaros no Estado. Uma foto colhida na minha residência, que não aparece e fica defronte um prédio, poucos metros da Câmara e Prefeitura, depara-se com 11 caturritas barulhentas e agitadas que se refestelam com pica-paus, socós, saracuras, pombos, bentevis, corujas, canarinhos, e demais, disputando espaço no comedor e no gramado, em busca de alimentos. 
Durante décadas a Associação Comunitária de Imbé Braço-Morto luta por esses valores que não se compatibilizam com construções multifamiliares e arranha-céus. O Imbé é uma das praias menos poluídas do Atlântico Sul, com muito sol, ventos e areia. Mas o lençol freático tangendo a superfície do solo, por sua origem e constituição pantanosa, impede a canalização do esgoto e infelizmente prédios vêm sendo construídos sob o beneplácito das autoridades competentes, com a promessa de construção de futuros emissários. E as graves consequências ambientais advirão.
 Se na foto uma criança alegre, passeando com a mãe de bicicleta, sorri para as belíssimas caturritas reais, quiçá no futuro os pais apontarão para o alto indicando para as crianças pipas de papel imitando as aves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PERIGOS DE UM PORTO EM ARROIO DO SAL

LAGOAS DO LITORAL AMEAÇADAS DE CONTAMINAÇÃO

PROJETO DA CORSAN NO LIMITE DA ILEGALIDADE