OBRA SEM LICENÇA AMBIENTAL AMEAÇA DUNAS DE IMARA, EM IMBÉ



 Cadê a duna que estava aqui? 


A estrada do Mar, que liga Osório a Torrs, foi uma excelente alternativa para moradores e veranistas das cidades do Litoral Norte. Mas ela foi planejada para o tráfego de veículos leves. Caminhos e ônibus continuaram a usar a BR 101,  a avenida Paraguassu e a Interpraias. 
De Imbé a Atlântida Sul a única alternativa para veículos pesados era uma estradada que margeava a praia e frequentemente era invadida pela areia. Sem conservação (era para ser estadual), acabou tragada pela areia.
A prefeitura de Imbé decidiu solucionar o problema com a continuação da avenida Paraguassu, de Santa Teresinha a Atlântida Sul. Só que é necessário tirar as dunas de Imara, as últimas que ainda restam na região.  
É uma Área de Preservação Permanente, e qualquer intervenção deste tipo teria que passar por análise de impacto ambiental. 
O Movimento de Defesa do Litoral Norte e a Associação Comunitária de Imbé - Braço Morto defendem o Licenciamento Ambiental e a busca de uma alternativa sem impacto à natureza - uma delas poderia ser a construção de uma via paralela à estrada do Mar. 

As Dunas de Imara, localizadas no município de Imbé, no limite com o município de Osório, formam uma área de dunas permanentes e semifixas, devido à dinâmica e ação do vento, características e paisagem marcante do Litoral Norte, das poucas ainda preservadas. As dunas são Áreas de Preservação Permanente (APP), são protegidas por lei e fazem parte da dinâmica e do ambiente marinho, sendo habitat de espécies da flora e fauna, com várias funções ecológicas como acúmulo e reservatórios de água. As restingas, vegetação das dunas, formações associadas ao Bioma Mata Atlântica.

As dunas são um sistema complexo único e fascinante por sua dinâmica junto com o ambiente marinho, marcado pelo movimento e acúmulo de areia esculpidos pelo vento, com rica biodiversidade adaptada ao ambiente nos seus ecossistemas associados como os afloramentos de água e as restingas.


Na área marcada, as dunas de Imara. A via em obras ligaria a av. Paraguassu em Imbé e Atlântida Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTO EM ARROIO DO SAL

CARTA AOS PREFEITOS DO LITORAL NORTE DO RS

UM PROJETO DE MACRODRENAGEM EXECUTADO POR AMADORES OU INEXISTENTE