OBRA SEM LICENÇA AMBIENTAL AMEAÇA DUNAS DE IMARA, EM IMBÉ



 Cadê a duna que estava aqui? 


A estrada do Mar, que liga Osório a Torrs, foi uma excelente alternativa para moradores e veranistas das cidades do Litoral Norte. Mas ela foi planejada para o tráfego de veículos leves. Caminhos e ônibus continuaram a usar a BR 101,  a avenida Paraguassu e a Interpraias. 
De Imbé a Atlântida Sul a única alternativa para veículos pesados era uma estradada que margeava a praia e frequentemente era invadida pela areia. Sem conservação (era para ser estadual), acabou tragada pela areia.
A prefeitura de Imbé decidiu solucionar o problema com a continuação da avenida Paraguassu, de Santa Teresinha a Atlântida Sul. Só que é necessário tirar as dunas de Imara, as últimas que ainda restam na região.  
É uma Área de Preservação Permanente, e qualquer intervenção deste tipo teria que passar por análise de impacto ambiental. 
O Movimento de Defesa do Litoral Norte e a Associação Comunitária de Imbé - Braço Morto defendem o Licenciamento Ambiental e a busca de uma alternativa sem impacto à natureza - uma delas poderia ser a construção de uma via paralela à estrada do Mar. 

As Dunas de Imara, localizadas no município de Imbé, no limite com o município de Osório, formam uma área de dunas permanentes e semifixas, devido à dinâmica e ação do vento, características e paisagem marcante do Litoral Norte, das poucas ainda preservadas. As dunas são Áreas de Preservação Permanente (APP), são protegidas por lei e fazem parte da dinâmica e do ambiente marinho, sendo habitat de espécies da flora e fauna, com várias funções ecológicas como acúmulo e reservatórios de água. As restingas, vegetação das dunas, formações associadas ao Bioma Mata Atlântica.

As dunas são um sistema complexo único e fascinante por sua dinâmica junto com o ambiente marinho, marcado pelo movimento e acúmulo de areia esculpidos pelo vento, com rica biodiversidade adaptada ao ambiente nos seus ecossistemas associados como os afloramentos de água e as restingas.


Na área marcada, as dunas de Imara. A via em obras ligaria a av. Paraguassu em Imbé e Atlântida Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PERIGOS DE UM PORTO EM ARROIO DO SAL

PROJETO DA CORSAN NO LIMITE DA ILEGALIDADE

UM PROJETO DE MACRODRENAGEM EXECUTADO POR AMADORES OU INEXISTENTE